Sobre o FRAC
FRAC Central
A sua origem foi resultado de um curso de resistência a fungicidas em 1980 e um seminário da indústria em 1981 em Bruxelas. Hoje em dia é formado por um comitê central e 6 grupos de trabalho, cada um dedicado a um determinado grupo de fungicidas que têm modo de ação semelhante, a saber: anilinopirimidinas, dicarboximidas, fenilamidas, inibidores da biossíntese do ergosterol, QoI’s e benzimidazóis.Estes grupos e o comitê central promovem reuniões regulares de seus membros.
O FRAC-Central é um órgão originário do Comitê de Agricultura e Meio Ambiente (AGRECO) e da FederaçãoGlobal de Proteção de Plantas (GCPF), e é reconhecido como organismo consultor pela Organização de Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial de Saúde (WHO) das Nações Unidas.[História Frac-Central - versão em Inglês]
FRAC Brasil
Em nosso país, o FRAC-Brasil foi constituído em 25 de junho de 1999, em Jaguariúna-SP, e está hoje em dia em fase de estruturação de seus grupos de trabalho, que serão os mesmos do FRAC-Central.
Missão
-
Promover a pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos com produtos fitossanitários visando o prolongamento da vida útil e da efetividade dos fungicidas por meio da minimização dos problemas de resistência.
-
Oferecer informações e ser um órgão consultivo para os problemas técnico-científicos relacionados a resistência de fungicidas no Brasil.
-
Estabelecer e promover relacionamento com pesquisadores da indústria, no campo da resistência de fungicidas, por meio de seminários, conferências, projetos de pesquisa conjunta, etc.
-
Coordenar e fazer mais efetivos os esforços da indústria para prolongar a vida dos fungicidas face a resistência, por meio das definições e recomendações de estratégias técnicas apropriadas.